Conversão de Energia
O fenômeno da conversão de radiação solar para energia elétrica é chamado de efeito fotovoltaico, por esse motivo os módulos (painéis ou vulgarmente, placas) são chamados de módulos fotovoltaicos, os quais são compostos de células de silício, que é um material semicondutor.
Módulos Fotovoltaicos
O módulo funciona quando os fótons atingem as células fotovoltaicas, fazendo com que alguns dos elétrons que giram em torno dos átomos se desprendam e migrem para a parte da célula de silício que está com ausência de elétrons, isso cria uma DDP (diferença de potencial) que gera uma corrente elétrica, conhecida como energia solar fotovoltaica em corrente contínua.
Em mais detalhe,s podemos observar que o silício é composto de pequenos átomos que são carregadas com elétrons. A concepção mais comum de módulos fotovoltaicos utiliza dois tipos diferentes de silício, que serve para criar cargas negativas e positivas.
Para criar uma carga negativa, o silício é combinado com boro, e para criar uma carga positiva, o silício é combinado com o fósforo. Esta combinação cria mais elétrons no silício carregado positivamente e menos elétrons no silício carregado negativamente. O silício carregado positivamente é “sanduichado” com o silício carregado negativamente, isso permite a célula de silício reagir com o sol, produzindo energia elétrica.
Células Fotovoltaicas
Cada célula fotovoltaica é cuidadosamente colocada, plana, em série, uma após a outra. As células fotovoltaicas individuais são conectadas usando uma faixa condutora extremamente fina. Esta tira é tecida de cima para baixo de cada célula, de modo que todas as células fotovoltaicas do painel solar fotovoltaico estejam ligadas, assim criando um circuito.
Essa série de módulos fotovoltaicos é então coberta com uma lâmina de vidro temperado de normalmente 3,2 mm, com tratamento de uma substância antiaderente e antirreflexo, e emoldurado usando um quadro de alumínio. O vidro tem resistência para chuvas de granizo.
Na parte traseira do módulo fotovoltaico, existem dois cabos vindos de uma pequena caixa preta (caixa de junção). Esses cabos são compostos por um positivo e outro negativo, ambas com energia em corrente contínua, usados para ligar os módulos fotovoltaicos em conjunto, formando uma série ou paralelo dependo do caso (sistemas offgrid). O conjunto de módulos forma uma string, e respectivamente ela é ligada ao inversor solar.